"Bucelas é povoação muito antiga, de presença romana provada, e sem dificuldade se deduz que a cultura da vinha e elaboração do vinho já existiam nessa altura."
Pequena região às portas de Lisboa, Bucelas integra o concelho de Loures e devido à fertilidade das suas terras, constitui um território de forte carácter rural e agrícola. Reconhecido em foral concedido por D. Afonso Henriques, primeiro rei de Portugal, em 1148, com a proximidade a Lisboa, Loures foi ganhando importância como refúgio próximo da capital portuguesa para os nobres. A localização junto ao rio Tejo, tornava-a perfeita como abastecedora de diversos produtos agrícolas e hortícolas das suas freguesias.
Bucelas, por sua vez, foi conhecendo grande desenvolvimento na segunda metade do século XIX e início do século XX, motivo pela qual foi elevada a vila a 4 de dezembro de 1927. Continua a manter características rurais e tem na atividade vinícola fortes tradições pelos excelentes vinhos brancos que produz. Constituída como Região Demarcada em 1908, ainda durante a monarquia, vê as suas regras de produção e comércio regulamentadas em 1911, já após a implantação da república.
É em Bucelas que a uva Arinto atinge o seu esplendor. Se faz sentido falar em terroir como fator identitário de um vinho com denominação de origem, então, em Bucelas isso é inquestionável para a casta Arinto. Bucelas e Arinto são de tal modo indissociáveis que desde 19 de agosto de 2010, Bucelas tem o registo oficial “Bucelas Capital do Arinto”.
A vinha em Bucelas encontra-se bastante nas várzeas (vales) que ladeiam o Trancão e a Ribeira da Bemposta, principais cursos de água da região, o que contraria a clássica regra de que a vinha é na encosta e a horta na várzea. A vinha nos vales tem explicação no fato de os solos – calcários, de características argilo-arenosas - em regra, muito pobres, não facilitarem a boa maturação das uvas nas encostas e, ao mesmo tempo, na várzea ficavam protegidas pelos ventos.
Curiosamente, apenas são reconhecidos como DOC Bucelas os vinhos brancos da região em que o Arinto é dominante. Ao contrário das outras regiões portuguesas, não há tintos Bucelas DOC.
Para o viajante amante de vinho que está de visita ou passa por Lisboa, e tem pouco tempo, pode satisfazer o seu entusiasmo enófilo num roteiro de um só dia e descobrir adegas, conhecer vinhedos e saborear as especialidades da gastronomia regional da região. Deixe-se guiar e desfrute.
Como chegar a Bucelas do centro de Lisboa
Carro: 45 min (29,3 km)
Bus: 90 min
2706 Lisboa (Campo Grande) – Bucelas via A8/ Infantado
2764 Lisboa (Campo Grande) – Bucelas via A8/ Infantado
Horários: Carris Metropolitana
De Bucelas para as quintas o melhor é o táxi local.
Primeira paragem: Quinta da Murta
A Quinta da Murta é uma propriedade com 27 ha, 14 dos quais plantados com vinha das castas Arinto (86%) e Touriga Nacional (14%), nas encostas de Bucelas, numa remota, protegida e espetacular propriedade composta por grande diversidade de fauna e flora. Atualmente são produzidos espumantes, vinho branco fermentado em inox e em barrica e vinho tinto. A Quinta dispõe de adega própria e, para além da produção de vinhos, complementa a sua atividade com a realização de visitas, com provas e ainda a realização de eventos até 280 pessoas e uma loja onde se podem adquirir os seus produtos. Explore mais: http://www.quintadamurta.pt/
Contatos
Mário Soares Franco
Quinta da Murta, Estrada Velha do Boição nº 300, 2670-632 Bucelas Portugal
Car sharing: 45 min aproximadamente $25 euros do centro de Lisboa
Telefone: 966 025 481
Email: soaresfranco@quintadamurta.pt
Google Maps: Quinta da Murta
Segunda paragem: Chão do Prado
Um dos mais antigos produtores de vinho de Bucelas e produtor do primeiro Espumante de Bucelas. António João Paneiro Pinto, bisneto de António Joaquim Pinto Júnior e João Camilo Alves – ambos produtores de vinhos de Bucelas no século XIX – iniciou a sua própria produção em 1993, após ter recebido em herança a pequena quinta do Chão do Prado. Nos oito hectares de que dispõe atualmente, produz vinho branco e espumante, um late Harvest em modo de produção biológico.
Contatos
António Paneiro Pinto
Estrada de Santiago 2670-678 - Bucelas
Car sharing: 45 min aproximadamente $25 euros do centro de Lisboa
Telefone: 219 680 557
Email: chprado2001@hotmail.com
Google Maps: Chão do Prado
Almoço: Chão do Prado ou O Barrete Saloio
Pode almoçar no restaurante do Chão do Prado, no espaço de uma antiga adega da Quinta, situada em plena vinha. Outra opção é O Barrete Saloio, uma referência em Bucelas de cozinha regional, com mais de 90 anos de história, tradição e comida que conforta a alma. Começou por ser a mais antiga pensão de Bucelas. Hoje, continua uma casa de ambiente informal e acolhedor, a servir uma cozinha de qualidade baseada nos sabores regionais. Especialidades: Polvo no churrasco, Chouquinhos ao piri-piri, Arroz de Peixe, Bacalhau à Gomes de Sá, Bacalhau à Lagareiro, Peixe assado no forno, Peixe Grelhado, Sardinhas assadas, Bacalhau assado, Cabrito assado à padeiro e Carne de Porco à alentejana. Encerra à segunda-feira à noite e terça-feira.
Contactos
Rua Luis Camões - 28/30 A 2670-662 - Bucelas
Car sharing: 45 min aproximadamente $25 euros do centro de Lisboa
Telefone: 963 011 716
Email: barretesaloio@netcabo.pt
Terceira paragem: Murgas Wines
Este é um dos mais recentes projetos vitivinícolas em Bucelas. João França cresceu na Quinta das Murgas, na zona do Freixial, e recorda-se bem das caminhadas com o avô no meio das vinhas, da azáfama na altura das vindimas, das conversas em torno do vinho e do negócio. Em 2014, decidiu apostar na recuperação da Quinta das Murgas, e numa produção de vinho de nicho. É um espaço diferente em Bucelas e disponível a explorado pelos visitantes. Além das vinhas, as atenções vão também para os animais, como lamas, burros, cavalos, póneis, veados, ovelhas e patos.
Explore mais: https://murgas.pt/
Contatos
Rua do Lagar, Freixial, 2670-536 - Bucelas
Car sharing: 45 min aproximadamente $25 euros do centro de Lisboa
Telefone: 911 010 699
Email: comercial@murgas.pt
Google Maps: Murgas Wines
Para visitar e fazer compras: Museu da Vinha e do Vinho
Inaugurado a 26 de Julho de 2013. Esta infraestrutura museológica na zona histórica da vila de Bucelas está instalada num edifício ligado à tradição vitivinícola da região. O edifício datado do final do século XIX foi a residência de um dos maiores produtores de vinho de Bucelas, a família Camilo Alves.
Apresenta três espaços expositivos distintos. Uma área onde o visitante fica a conhecer a região, as tecnologias tradicionais e meios de produção do vinho, uma exposição multimédia com representação de todas as fases de vinificação e trabalho na vinha e um mezanino reservado a exposições temporárias.
Possui o Centro de Documentação Camilo Alves, onde pode encontrar bibliografia sobre vitivinicultura e apoio para conhecer mais sobre a Região de Bucelas.
Tem uma loja especializada que congrega a oferta de vinhos da Região Demarcada de Bucelas, tintos da Região de Lisboa e Rota de Vinhos Bucelas, Carcavelos e Colares.
Terça a domingo, das 10h às 13h e das 14h às 18h Encerra às segundas e feriados.
R. D. Afonso Henriques, 2 e 4 (EN16) 2670-637 – Bucelas
Car sharing: 45 min aproximadamente $25 euros do centro de Lisboa
Telefone: 924 487 297
Email: museu_vinho@cm-loures.pt
Fim da viagem: Enoport United Wines - Caves Velhas
No histórico edifício das Caves Velhas , localizado no centro de Bucelas, capital do Arinto, podemos apreciar essa mesma história. Este edifício está a ser recuperado de modo a permitir visitas, provas e outros eventos vínicos, onde se pode apreciar vinhos com histórias e memórias. Atividades disponíveis neste momento:
Visita guiada ao edifício histórico das Caves Velhas, provas de vinhos novos e históricos, eventos enogastronómicos, academia de vinho e loja.
Contactos
Rua Prof. Egas Moniz 2670-653 – Bucelas
Car sharing: 45 min aproximadamente $25 euros do centro de Lisboa
Telefone: 219 687 330
Email: enoturismo@enoport.pt
Comments