A Região do Alentejo ou apenas Alentejo é uma região portuguesa situada no centro-sul do país. É a região portuguesa mais extensa. A quietude visual é a sua imagem de marca. Todavia, essa ideia não faz a devida justiça a toda a diversidade da região.
Do norte para sul, do litoral para o interior, há muitos Alentejo no Alentejo.
Alentejo é uma manta de retalhos. As imensas planícies são recortadas aqui e ali por serras e vales, também tem mar e diversidade de microclimas e a maior variedade de solos no país que fundamentaria a instituição das 8 sub-regiões DOC Alentejo, a partir de 1988, quando foram regulamentadas as primeiras denominações de origem alentejanas.
A cultura do vinho e da vinha é bem anterior à chegada dos romanos ao Alentejo, mas foi somente na segunda metade do século XX que o vinho e a vinha voltaram em força e que faz desta a região vitivinícola de maior sucesso comercial. Também a gastronomia alentejana é uma das mais ricas e originais do país onde o isolamento e a pobreza do território forçariam ao uso criativo dos escassos recursos naturais disponíveis, contando hoje com vasta lista de produtos DOP.
A riqueza cultural e histórica reconhecidas na classificação de Património Mundial (Elvas e Évora) e Património Imaterial Cultural da Humanidade (Cante alentejano) e Reserva Biosfera (Castro Verde) da UNESCO.
Baixo Alentejo – Beja
É muito recente, mas o forte o impulso nos vinhos engarrafados de qualidade na era moderna no concelho de Beja fruto da aposta de diversas casas agrícolas na plantação de vinhas, na vinificação e na comercialização de novas marcas. Investimentos estrangeiros e de outros players portugueses oriundos de outras regiões do país fez com que Beja passasse a dispor de um conjunto de adegas modernas, viticultura atualizada e de forte sensibilidade ao meio ambiente.
Como região vitivinícola, destaca-se também por ser a única em Portugal que tem implementado um exigente Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo (PSVA), e de enoturismo, onde a Rota dos Vinhos do Alentejo integra 70 adegas de oferta diversificada.
Por ser tão vasta, propomos roteiros diários para ir à descoberta de sensações, guiados pelo vinho e gastronomia e algum artesanato, ao longo dos vários territórios e municípios alentejanos.
Adega Herdade dos Grous
Criada de raiz na paisagem alentejana a Herdade dos Grous inicia a produção de vinhos em 2004. Construída junto a uma albufeira privada, esta herdade com 593 hectares de terra é palco de um horizonte de observação de Grous, que lhe dão nome. Em Albernoa, a 20 quilómetros de Beja, a Herdade dos Grous reúne a produção de vinho, agro-pecuária, turismo rural, alojamento e enoturismo. Passeios equestres, birdwatching, visitas guiadas pelas vinhas ou uma ida à adega, fazer uma prova no bar vínico, junto ao Restaurante, ou a experimentar as especialidades regionais no restaurante acompanhado dos seus vinhos, são algumas das propostas. Foi um dos primeiros no Alentejo ter a certificação de Produção Sustentável do "Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo".
Como chegar do centro de Lisboa:
De automóvel: 205 km (2.5 horas)
Contactos:
Visitas: Todos os dias (aconselha-se marcação prévia)
Morada: Herdade dos Grous 7800-601 Albernoa
Email: herdadedosgrous@herdadedosgrous.pt
Telefone: 284960000
Adega Herdade da Malhadinha Nova
Em 1998, a família Soares, João, Paulo, Rita, João e Maria Antónia, juntos, foram em busca de um sonho. Colocaram as mãos na terra. Deram uma nova vida à Herdade da Malhadinha Nova, localizada em Albernoa, no coração do Baixo Alentejo. Deram nova vida ao imenso espaço parado no tempo que hoje é uma montra do melhor e mais autêntico que o Alentejo pode oferecer. Assumem todos os pilares da sustentabilidade, pratica-se uma agricultura biológica, na produção de azeite, mel e produtos hortícolas, são criadas raças autóctones em perfeita harmonia com a envolvente natural. A Herdade da Malhadinha tem uma das ofertas mais completas de enoturismo do país, e de alojamento e restauração de alto nível, confirmado pela integração na Relais & Châteaux.
Como chegar:
Desde a Herdade dos Grous: 10,2 km
Desde a Herdade da Mingorra: 17,4 km
Desde Beja: 29 km
Desde Lisboa: 195km (2.5 horas)
Contactos:
Visitas: Visitas: 2ª feira a sábado entre as 10h e as 18h (aconselha-se marcação prévia).
Morada: Albernoa 7800-601 Beja
Email: info@malhadinhanova.pt
Telefone: 284965210
Herdade da Mingorra – Henrique Uva
A escassos quilómetros da cidade de Beja, Henrique Uva e família, em 2004, concretizam o sonho, ao levantar o projeto em que preservam e rentabilizam vinhas com décadas de história, numa paisagem que chega a ser exuberante pela variedade de culturas e fauna, com várias bacias hidrográficas a funcionarem como autênticos oásis. Na Herdade da Mingorra podem-se efetuar provas, almoços, visitas, e muito mais. Permite ver como funciona uma adega, enquanto se faz a vindima, assim como provar alguns dos seus vinhos ainda em estágio. Visitas guiadas à adega, vinhas visitáveis, provas de vinhos, venda de vinhos, refeições com marcação prévia.
Como chegar:
Desde a Herdade dos Grous: 4,3 km
Desde a Herdade da Malhadinha Nova: 17,4 km
Desde Beja: 20 km
Desde Lisboa: 200km (2.5 horas)
Contactos:
Morada: Herdade da Mingorra 7800-761 Trindade
Email: geral@mingorra.com
Telefone: 284952004
O nosso próximo artigo será sobre onde comer quando visitar estas adegas.
Fiquem atentos!
Excelente!! Obrigada!!