A ceia de Natal, ou consoada, é uma refeição onde o coração e a família falam bem alto. É um banquete de rituais e tradições, uma partilha onde todos têm lugar, dos mais jovens aos mais velhos. Até mesmo a louça, porcelanas, cristais e tecidos são os melhores e todos os anos retornam à mesa, cheios de significados e importância.
Dos mais pobres aos mais abastados, a consoada ou ceia de Natal, é uma refeição em que tudo é muito sentido. Cada família tem os seus rituais. É distinto de norte a sul de Portugal.
A consoada, atualmente tem no bacalhau uma matriz muito forte. Resulta do fervor com que se vive a religião no Norte do país. O peixe respeitava a abstinência cristã. E o bacalhau foi-se tornando, de norte para sul, como prato nacional natalício, mas nem sempre foi assim e em outros lugares ainda é diferente.
Por isso, preparamos um roteiro de pratos emblemáticos da ceia de Natal em Portugal, com sugestões de vinhos a condizer.
Minho, Trás-os-Montes e Alto Douro
Sobre a mesa, a presença obrigatória do bacalhau cozido “com todos”, regado com o melhor azeite, ou o polvo estufado ou frito, ambos servidos com ovo, batata e couve portuguesa cozida, não faltando os bolinhos de bacalhau. No Douro, o bacalhau pode ser assado na couve ou guisado. O bacalhau também foi adotado pelo centro do país, do litoral ao interior, até mais a sul nas regiões da Estremadura e Ribatejo.
Sugestão de Vinhos
Alentejo
A ceia alentejana ocorria depois da Missa do Galo, que entre outras iguarias, havia lugar reservado para as carnes de porco fritas, com amêijoas, ou entrecosto e lombo frito, e para o galo assado, antes da Missa do Galo, ao jantar, nas casas alentejanas come-se a sopa de cação, pescada frita, bacalhau ou outro peixe.
Sugestão de Vinhos
Algarve
A tradição ainda resiste, com o galo, o borrego, as amêijoas, a carne de porco, o peru, o marisco e as papas de milho. Seguindo a tendência do resto do país, o bacalhau já conquistou o lugar na mesa de muitas famílias.
Sugestão de Vinhos
Madeira
Nesta ilha, o Natal é a “festa”. Começa, bem cedo, no dia, com cerimoniais religiosos. Vizinhos e amigos juntam-se nas celebrações. As espetadas de porco ou vaca com vinho e alho acolhem as preferências dos mais tradicionalistas. De bacalhau, nada!
Sugestão de Vinhos
Açores
É a galinha é quem faz as honras da mesa, pode ser servida assada no forno, guisada com batatas ou simplesmente em canja de galinha.
Sugestão de Vinhos
Comments