Se gosta destas castas internacionais, poderá gostar destes vinhos Portugueses
Chardonnay, cultiva-se em todo o mundo e é a casta branca de qualidade mais plantada. Possui incrível adaptabilidade a climas e solos, assim como se presta a todos os estilos de vinho e métodos de vinificação. Alguns dos grandes vinhos do mundo são feitos com Chardonnay, a exemplo do Champagne, Chablis e Borgonha. Também, por muitas regiões do Novo Mundo, a Chardonnay impõe-se como pilar importante dos seus vinhos brancos.
Chardonnay é sinónimo de Borgonha. É a principal uva branca em toda a região. Borgonha é o seu lar espiritual de vinhos icónicos que inspiram o mundo. Apesar de a casta assumir muitas expressões, os vinhos são, tipicamente, elaborados em barricas de carvalho. Irresistíveis nas muitas camadas de aroma e sabor, estrutura poderosa, uma textura rica, frescura refinada, mas salivante, e com grande comprimento.
Os vinhos brancos da regiāo Portuguesa do Dão, com base na casta Encruzado, de forte temperamento, plenos de mineralidade e profundidade podem ser muito interessantes para as pessoas que gostam (ou querem experimentar) Chardonnay da Borgonha.
Discretos e frescos quando novos, ganham notável complexidade ao evoluir em garrafa. Na boca mostram-se cheios, ricos de sabor e extrato, com acidez notável, cintilante e firme, por vezes austera, muito responsável pela prodigiosa capacidade de envelhecimento destes vinhos. Vinhos de rara classe e nobreza.
Manuel Moreira recomenda:
コメント