top of page

Salmarim, a Flor de Sal com arte e inovação.

Foi um caso de paixão à primeira vista. Um verão passado nas salinas do sogro foi o suficiente para Jorge Raiado trocar o ramo imobiliário pelo sal e a flor de sal. E assim, juntamente com a sua esposa Sandra Madeira, enceta a aventura da Salmarim em 2007, projeto dedicado à flor de sal colhida nas salinas artesanais de Castro Marim, distrito de FaroAlgarve.



Neste recanto do sotavento algarvio, já a tocar em Espanha, onde o rio Guadiana se encontra com o Oceano Atlântico, as salinas estão inseridas na Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António, estendem-se por mais de 300 hectares, numa teia de canais e espelhos de água salgada, aproveitando as excepcionais condições naturais desta zona do Algarve. E por todas estas condições já usufrui da proteção da  denominação de origem Sal de Castro Marim/Flor de Sal de Castro Marim DOP.



Fintando o declínio da indústria conserveira, com a Salmarim, o sal passou a protagonista principal. Através de uma abordagem inovadora, o casal Sandra e Jorge procurou e conseguiu resgatar a importância do sal e da flor de sal, acreditando no seu potencial para realçar sabores e transformar pratos simples em experiências gastronômicas únicas. Perspetiva não alheia ao facto de Jorge ter formação em Turismo, História de Arte e Gestão.


A aprendizagem tem sido contínua. Sempre em colaboração com entidades do conhecimento, a Universidade do Algarve e outras, tudo fazem para compreender as condições ideais para a formação da flor de sal.

Focados na qualidade da flor de sal, transformaram a paixão num negócio bem-sucedido, ligando-se com chefs e jornalistas gastronômicos.  No entanto, sabiam e sentiam que a excelência do produto, por si só, não é suficiente para brilhar na gastronomia de alta gama. É que apesar da produção ser completamente artesanal, decidiram reforçar a credibilidade da marca com certificações que atestam a autenticidade dos produtos, garantindo que são mesmo provenientes de salinas solares, livres de fontes poluentes e qualquer contaminação.



A empresa apanha também sal grosso, mas a aposta tem sido em produtos premium, entre os quais a flor de sal aromatizada. No uso culinário, enquanto o sal grosso marinho é indicado para temperar durante a cozedura de pratos, a flor de sal é recomendada para ser adicionada no final, em saladas ou outros alimentos cozinhados, para realçar seus aromas.


A Salmarim destaca-se não apenas pela qualidade dos seus produtos, mas também pelo design disruptivo das embalagens (a exemplo dos saleiros de cortiça para preservar as características da flor de sal), assinadas por artistas portugueses.

Os esforços são recompensados com prémios e reconhecimento em provas de inovação. A presença constante em cozinhas de Chefs premiados, tanto em Portugal como internacionalmente, valida a excelência da marca.


Locais onde pode encontrar os produtos Salmarim

 

·       Salmarim

·       A Vida Portuguesa

·       Portugal Nosso

·       Creative-Gourmet


Comentarios


bottom of page