top of page

O que é "Garrafeira"?

gar·ra·fei·ra / ga.ʁɐ.ˈfɐj.ɾɐ

"Garrafeira" é um termo ligado à palavra garrafa. Em Portugal tem dois significados essenciais: local onde se guarda, conserva e envelhece os vinhos engarrafados; e “Garrafeira” como menção à qualidade de um vinho.


A large collection of vintage wine bottles in southern Portugal

Num rótulo, o termo “Garrafeira” consistia para o produtor como menção de maior prestígio usada para o seu melhor vinho. A Bairrada e o Dão, as principais regiões onde ainda bom número de produtores se mantêm fiéis a esse princípio.


O regulamento vínico define «Garrafeira», como menção reservada para vinho de um único ano de colheita que apresente características organolépticas de destacada qualidade e tenha, no caso do vinho tinto, um envelhecimento mínimo de 30 meses, dos quais pelo menos 12 meses em garrafa de vidro, e, no caso do vinho branco ou rosado, um envelhecimento mínimo de 12 meses, dos quais pelo menos 6 meses em garrafa de vidro, devendo constar de uma conta-corrente específica.


São vinhos de resultantes de colheitas ou lotes de especial qualidade, de prodigiosa estrutura e possuidores de notável longevidade.


Por último, Garrafeira refere-se, também, a loja especializada onde se pode comprar vinho. Alguém que tenha uma coleção de garrafas, refere-se a esta coleção como garrafeira.


An old wine cellar inside a hidden tunnel

A modern wine cellar inside a boutique wine store in Lisbon, Portugal

Conheça alguns vinhos “Garrafeira” recomendados pelo sommelier Manuel Moreira:


Comentários


bottom of page