O que é Vinho Verde Tinto?
O Vinho Verde tinto é um vinho icónico com uma personalidade inconfundível. Conhecido pela sua cor intensa, estrutura ácida e taninos, depois dos vinhos brancos assumirem o protagonismo, o tinto da DOC Vinho Verde tem sido teimosamente mantido, ainda bem, pelos seus fervorosos entusiastas no seio da região. Fora da sua região de produção, a sua rudeza tradicional e uma certa agressividade ácida, quase o remetia a um vinho de “curiosidade”. Passou a ser bebido subordinado à sazonalidade da lampreia, unicamente por respeito pela tradição. Hoje, a boa notícia é que esses vinhos tintos estão cada vez mais equilibrados, têm melhorado constantemente e há cada vez um maior número de vinhos a mostrar que merecem ser redescobertos. É à mesa, em harmonização com a comida que exibe muitos dos seus melhores argumentos. Mas devemos realmente compreender as características de um vinho para melhorar as nossas experiências gastronómicas.
Aphros
Aphros é uma adega destacada pelos princípios da Biodinâmica, e tem sido um dos guardiões dos vinhos tintos da DOC Vinho Verde. Hoje vamos falar do seu vinho verde tinto, da casta vinhāo, colheita 2021.
Aphros Vinhão 2021
Producer: Vasco Croft Aphros Wine, Lda.
Oenologues: Tiago Sampaio / Miguel Viseu
Region: Vinho Verde DOC – Sub-Region of Lima
Variety: Vinhão 100%
Exposition: South
Area: ± 20 ha
Production / HA: ± 4.000 litros / ha
Harvest Date: 11 September
Alcohol: 11,00 % Vol
Residual sugar: 1,50 g / dm3
Total acidity: 7,10 g (Tartaric Acid) / dm3
pH: 3,57
Vinification: Fermentação com maceração pelicular e pip em granito / cubas a temperaturas entre 20 e 22º C. Pisa a pé / Prensagem / Fermentação maloláctica em cubas de inox / Estágio "sur lies"/ Filtração / Engarrafamento
Production 7.130 liters ≈ 9500 bottles
Apreciação Geral do Aphros Vinhão 2021
Aromaticamente o vinho tem um encanto próprio, distintivo, em que a fruta silvestre cheia de vida traz à tona a deliciosa essência de cerejas preta, groselha e cassis, também algumas notas vegetais e de violeta que lhe intensificam a vocação gastronómica. A boca tem um perfil de leveza típica e é de imediato tomada pela grande expressividade frutada. Cada gole é como uma explosão de sabores vibrantes em que a fruta se harmoniza lindamente com a acidez tonificante e salivante, criando uma combinação equilibrada e deliciosa. Além disso, o vegetal fresco é uma constante que acentua a vivacidade geral, já os taninos afirmativos típicos da uva Vinhão conferem estrutura e uma infalível sensação de firmeza na boca, sem sinal de adstringência que possa afugentar alguém. A persistência final do vinho é boa, faz-se sentir de uma forma bem agradável e tem boa extensão, o suficiente para deixar boas memórias e aproximar cada vez mais os enófilos a estes vinhos.
No nosso próximo post, falaremos sobre a interação dos componentes do Aphros Vinhão 2021 com a gastronomia, incluindo propostas de ingredientes, perfil estrutural de pratos e até o nosso copo de vinho recomendado para apreciar deste vinhāo.
Fiquem atentos!
Comments