Lisboa é a capital de Portugal e a cidade mais populosa do país, e a de maior afluência de visitantes. E na grande Lisboa há tanto por ver e fazer. Desde a oferta mais cosmopolita a uma ruralidade envolvente e autêntica a pouca distância do agitado e tumultuoso centro da cidade. Não está muito longe, no passado, a época em que havia vinhas e se produzia vinho dentro dos limites de Lisboa, antes do contemporâneo alargamento urbano. Apesar de praticamente tirado do centro, ainda existe vinhedo e produção de vinho às portas de Lisboa ou mesmo dentro da cidade.
Para o viajante amante de vinho que está de visita ou passa por Lisboa, e tem pouco tempo, pode satisfazer o seu entusiasmo enófilo num roteiro de um só dia e descobrir adegas, conhecer vinhedos e saborear as especialidades da gastronomia regional que proliferam pela cidade. Deixe-se guiar e desfrute.
Primeira paragem: Adega Belém Urban Winery
Uma adega urbana no coração da cidade. Catarina Moreira e David Picard são os proprietários da Adega Belém, a primeira adega urbana de Portugal. Um projeto familiar, que é também a concretização de um sonho, onde se faz, bebe e vende vinho “vinhos feitos com uvas e amor e nada mais!”
Tem um largo programa de atividades: Visitas à adega, prova de vinhos e petiscos, eventos, workshops e loja de vinhos.
Como chegar: A partir do centro de Lisboa
Bus: 201, 714, 727, 751
Elétrico: 15E
Uber: 6-12€
Segunda paragem: Almoço
A área de Belém oferece grande disponibilidade de lugares para almoço a uma distância que se pode percorrer a pé. A nossa sugestão: Restaurante O Frade
Restaurante pequeno, ambiente que nos leva às tradicionais tascas do Alentejo e ao universo do famoso "vinho da talha”, que a família faz á gerações a acompanhar a cozinha típica Alentejana. Um pedaço do Alentejo no coração de Lisboa.
Terceira paragem: Villa Oeiras
Villa Oeiras é o projeto nascido pela iniciativa da autarquia de Oeiras, que resgatou da extinção o famoso Vinho de Carcavelos. Foi no séc. XV que, de forma comprovada, se encontram os primeiros registos de um vinho que se produzia na região de Carcavelos. No século XVIII, o Vinho de Carcavelos terá atingido o seu apogeu. Em 1908 a mais pequena região demarcada de Portugal, região demarcada de Carcavelos. E deste esforço de recuperar o património vínico, paisagístico, cultural e arquitetónico, permite-nos apreciar esta joia vínica que é o generoso vinho Carcavelos Villa Oeiras.
Como chegar: a partir de Belém
Comboio: Sentido de Cascais, na estação de Belém a menos de 10 minutos a pé do restaurante O Frade. Sair em Oeiras. Duração de viagem: 16 minutos.
Como chegar: A partir do centro de Lisboa
Na estação do Cais do Sodré, apanhar o comboio para Cascais. Comboios que saem a cada 20/30 minutos. Duração de viagem: 25 minutos.
Como chegar: A partir de Oeiras:
Percurso da estação de comboio em Oeiras até Adega Casal da Manteiga onde se vinifica e estagia parte do vinho Villa Oeiras:
Taxi na estação de Oeiras: 7 minutos
Autocarros na estação de Oeiras: 470, 489, 479 (16-19 minutos)
Percurso da estação de comboio em Oeiras até adega de estágio, Adega do Palácio Marquês de Pombal. 10 minutos a pé.
Quarta paragem: Loja da Confraria Vinho de Carcavelos
Esta maravilhosa loja boutique é o ponto de venda do vinho de Carcavelos e de outras denominações de vinhos Lisboa, além da doçaria e produtos regionais. Fica a menos de 5 minutos a pé da Adega do Palácio Marquês de Pombal. O Paulo Rocha, o responsável, é a pessoa certa para o ajudar.
Rua Cândido dos Reis, 51 - 2780-213 Oeiras
Quinta paragem: Casa de Campo
A 5 minutos a pé da Adega do Palácio Marquês de Pombal, uma nova loja de arte e artesanato de Oeiras, no centro histórico, onde todos os artigos são feitos por artistas e artesãos portugueses.
Rua Cândido dos Reis 73, 2780-213 Oeiras, Portugal
Sexta (e última) paragem: Jantar
Já a caminho do centro de Lisboa, um pouco antes de Belém, nos recomendamos Prova - Enoteca, um espaço pequeno e acolhedor pela hospitalidade do José e da Paula. A escolha de vinho é criteriosa e menos batida a acompanhar os irresistíveis petiscos. Uma autêntica Disneylândia de tentações, que também pode adquirir e levar consigo.
Rua Duarte Pacheco Pereira 9E, Lisboa 1400-139 Portugal
Como chegar: A partir de Oeiras:
Comboio: Em Oeiras apanhar o comboio no sentido de Lisboa – Cais do Sodré. Sair na estação Algés. Duração 15 minutos. O restaurante encontra-se a 16 minutos a pé da estação de Algés.
Uber: 8-15€ - Duração: 20 minutos.
Comments