Combinações Inusitadas de pratos e vinhos portugueses.
Unconventional Pairings of popular Portuguese wines and dishes.
Piri-Piri, na boca do português soa naturalmente picante e apimentado. Ao longo do país, todo o restaurante tem a sua receita “especial” e secreta do molho Piri Piri. Também único é o modo de cada restaurante assar o frango ao qual o molho acrescenta camadas de sabor ao estaladiço da pele de irresistível caramelizado picante.
Com a asa suculenta na mão lambuzada e o copo na outra mão, um vinho muito especial, pode ser excessivo para a ocasião. O tinto ligeiro seria a opção mais comum. Mas o prazer também surge do arrojo.
Arrisque de modo menos convencional e combine o Frango Piri-Piri com vinho branco fresco, que “apagará o fogo” do picante, e o frutado tratará do resto. O vinho branco que nos põe um sorriso de satisfação no final deverá ser de corpo médio, de tecido frutado e envolvente, e ter acidez a espalhar a frescura que confronta a gordura e ao mesmo tempo alinha com o estaladiço da pele.
Se o caramelizado da grelha for acentuado, deixe-se levar pela ousadia e ligue o vinho a essa sensação através de um vinho branco enriquecido com barrica.
Está à procura de um harmonização ainda menos convencional? Escolha um vinho branco que estagiado sobre borras finas, e diga-nos como corre!
Manuel Moreira recomenda:
Comments