“Quentes e boas! Castanhas quentes e boas!” É o pregão, o gatilho que nos relembra a entrada no Outono.
Nas ruas, ou esquinas de toda a vida, ou junto á paragem do autocarro ou saída do comboio, lá está a "carripana" dos vendedores de castanhas, o braseiro, a fumaça, o aroma das castanhas assadas a aquecer e a perfumar o ambiente, a combinar com os amarelos, castanhos e avermelhados das folhas caídas ou das que ainda estão por cair. Estes fogareiros assadores de móveis, assam as castanhas que são, depois de bem assadas, servidas em cones de papel de jornal. É uma variante, tipo “roulotte” ou “food truck”, de uma tradição, os chamados Magustos, que é festa popular onde grupos de amigos e famílias se juntam à volta de uma fogueira onde se assam castanhas.
Suspeito que as castanhas e o vinho conspiraram para combinar o momento certo para coincidirem na época. Vejam só, a apanha da castanha ocorre com o primeiro vinho do ano, o vinho novo. A tramoia foi tão forte ao ponto de suspender o Outono por uns dias, fazendo regressar o Verão, o “Verão de São Martinho, a 11 de novembro”. A lenda do São Martinho conta uma versão diferente. Mas os provérbios populares não deixam dúvidas: “No Dia de São Martinho, pão, castanhas e vinho!”, ou “Dia de São Martinho, vai à Adega e prova o vinho!”. Não esquecer que é precisamente neste dia 11 de Novembro que se cumpre a tradição da abertura do Vinho do Talha.
Portugal dispõe de quatro zonas DOP produtoras de castanha:
A castanha é muito usada na cozinha de outono/inverno, em inúmeras receitas, enquanto se pode apresentar, também, cozida, congelada, pilada, em farinha ou em calda.
E agora, o que é mais interessante para EnoFragments "Que vinho combina bem com as castanhas assadas?"
Boa pergunta! As castanhas assadas, depois de removida a casca, fica à vista o fruto de cores âmbar ou amarelo-torrado, sentimos um toque de fumo e leve caramelizado e no sabor uma textura levemente estaladiça na camada exterior a contrastar com a polpa tenra, que ao trincar se sente subtilmente adocicada, macia e com ligeiro travo a erva doce.
O vinho deverá ser aveludado, jovial, a boa frescura é decisiva, sem excesso ou acidez cortante, frutado tem de ser delicado e tudo ligado através de ligeireza de corpo. O vinho mais pesado e complexo não deverá fazer parte da equação. Assim, trazemos como sugestão alguns vinhos clássicos plenos de tradição da época e outros, fundados em criatividade, mais imaginativos, para o fazer vivenciar da melhor maneira as sensações próprias da tradição.
Para acrescentar valor aos nossos leitores, gostaríamos de oferecer uma grande variedade de harmonizações com castanhas com vinhos espumantes, brancos, roses e tintos, a três "patamares" diferentes; vinhos que estão disponíveis na maioria dos supermercados portugueses, vinhos disponíveis nas lojas de vinhos portuguesas, e vinhos para ocasiões especiais.
Manuel Moreira recomenda:
Espumantes
Vinhos Brancos
Roses
Vinhos Tintos
Assim, no total, tem doze vinhos diferentes para combinar com castanhas assadas nos próximos meses. Deixe-nos saber que vinhos experimentou e que outras Combinações Inusitadas gostaria que explorássemos.
Comments