top of page

Combinações Inusitadas: Bacalhau

Combinações Inusitadas de pratos e vinhos portugueses.

Unconventional Pairings of popular Portuguese wines and dishes.


Bacalhau e vinho são sempre tema de conversa e a discussão é certa. Qual o vinho ideal? Se vinho branco ou tinto. As referências a outros tipos de vinho como rosés e espumantes avivam ainda mais o debate.


Traditional cod fish (Bacalhau) dish at a Michelin restaurant.

E há tanto para contar, atiçando ainda mais a disputa. A começar pela variedade infinita de preparos de bacalhau muito estimados pelos portugueses. O bacalhau fresco é pouco usado. O mais popular é o bacalhau salgado que é depois demolhado e dele elaboram-se receitas que vão das saladas frias de bacalhau, passando pelo bacalhau grelhado e cozido até aos pratos de bacalhau confeccionados em forno.


Do rabo à cabeça, usa-se tudo. Diante de tanto “depende”, fica difícil saber como harmonizar o bacalhau e o vinho. E isso leva-nos a um grande e autêntico dilema. E qual o vinho, um único tipo de vinho, que se ajuste à maioria dos pratos de bacalhau? Talvez o tinto! Com uns pratos é convencional e ousado, com outros é mais consensual. O caminho certo é escolher tintos aveludados de corpo ligeiro a médio, sumarento, de alguma acidez e de taninos polidos, servidos entre os 15ºC-16ºC (59˚F – 60,8 ˚F). Se o vinho tiver madeira e esta for muito discreta, então servirá perfeitamente.


Manuel Moreira recomenda:

Como se pode ver, muitas vezes quebrar as "regras de harmonização" pode levar a experiências ainda mais interessantes, melhorando tanto a comida como o vinho.


Comments


bottom of page